Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A realização de uma Escolha!

A escolha é o processo de decisão, onde um indivíduo realiza um julgamento a respeito do que lhe é oferecido e a partir disso, baseado no que acredita ser melhor para si mesmo ou agindo de acordo o esperado pela sociedade, realiza a sua escolha. 
Esse processo de escolha muitas vezes não fácil para um indivíduo, afinal toda escolha anteriormente a ser realizada, passa por uma dissonância cognitiva, que é uma tensão entre o que uma pessoa pensa ou acredita e aquilo que faz, assim, uma ação que está em desacordo com aquilo que pensa, gera-se essa tensão e mecanismos psíquicos para repor a consonância são prontamente ativados. 
Mas as escolhas geram consequências, afinal toda ação causa reação, isso é um princípio proposto por Einstein, que é muito visível na realidade vivenciada.O homem, ao realizar uma escolha, toma para si a responsabilidade a respeito de tal, onde essas consequências, sejam elas positivas ou negativas, iram afetá-lo quanto a sua realização e satisfação pessoal, podendo assim motivá-lo se positivas ou desanimá-lo se negativas. Na sociedade atual, totalmente vontade ao pensamento capitalista, ainda se está muito aprisionada a relação de que só há realização se há ganhos. A visão da perda, é vista como derrota, porém se essa fosse vista pelos indivíduos como uma etapa de aprendizado, talvez muitos não desistissem de seus sonhos no primeiro obstáculo a ser superado.
A realização pertence aos mais perseverantes, pois os que perseveram enfrentam as tempestades, as dificuldades e as derrotas, e sempre toma essas como um estímulo para continuar, por que perseverá é aprender como os erros, não que o certo seria o contrário, mas entender que o que errei não era o certo, porém muito me ensino sobre qual caminho não trilhar.
Ivan Junior.  


"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita." (Mahatma Gandhi)

Um comentário:

  1. O padrão de vida pré-estabelecido pela sociedade interfere no processo de escolhas na vida da gente. Nem sempre agimos do modo que queremos ou que achamos ser o melhor, mas sim, daquele que pensamos ser o correto no contexto social em que estamos inseridos.
    No primeiro momento tudo será maravilhoso, mas as conseqüências de destacam logo depois, uma vez que, o sentimento de fracasso toma conta do indivíduo que antes dava o melhor de si para ser reconhecido por sua eficiência, e que agora, faz da falta do reconhecimento um obstáculo invencível e acaba lançando uma barreira na aprendizagem por conta daquilo que o atormenta diante do momento em que vive.
    Esse processo de mudança gera o medo, que por vez, assola nossa maneira de fazer nossas escolhas e vivenciar o momento de aprendizado, deixando com que o sofrimento entre outros sentimentos inibam a nossa segurança.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog